terça-feira, 5 de abril de 2011

PERSEGUIÇÕES RELIGIOSAS

Ao longo da história incontáveis perseguições de cunho religioso marcaram as civilizações. Expressão máxima da intolerância, em nome de Deus, Alá ou Jesus Cristo crimes de ódio ocorreram e ocorrem ainda nos dias de hoje mostrando como é difícil para o ser humano respeitar o outro e suas escolhas. A fé aliada ao fanatismo produz terríveis resultados. E os perseguidos de ontem podem ser os perseguidores de hoje e extremistas sempre buscarão subterfúgios às suas práticas criminosas em sua religião.
Os cristãos, que no primeiro século foram perseguidos pelo Império Romano, se tornaram perseguidores nas Cruzadas e na Inquisição. Entretanto as revoluções comunistas praticaram talvez o maior dos genocídios e o menos comentado, segundo Olavo de Carvalho:
”É impossível um cálculo global exato, mas, entre as revoluções francesa, russa, mexicana, espanhola, chinesa e cubana, o número de cristãos que pereceram nas mãos do regime que professou, nas palavras de Lênin, “extirpar o cristianismo da face da Terra”, não foi inferior a 15 milhões”(1).
Porém hoje ainda em diversos países de maioria muçulmana os cristãos são alvo constante intolerância sendo assassinados brutalmente.
Os judeus tem uma longa história de perseguição. Séculos e séculos de lutas e reafirmação de fé. Foram escravizados pelos egípcios, feitos cativos pelos babilônios, dominados pelos romanos e foram vítimas das Cruzadas e Inquisição católicas e do Holocausto. Em 1925 Hitler publicou seu MeinKampf (Minha Luta):
(…) Hoje creio que estou agindo de acordo com a vontade do Criador Onipotente: defendendo-me contra o judeu, luto pela obra do Senhor(2).
São sempre alvos de ataques de muçulmanos e vivem em constante guerra para manter seu território e sua identidade.
Não é fácil compreender como religiões que professam o amor se tornam a expressão do ódio. Aceitar e conviver em harmonia com o outro, respeitando suas crenças e diferenças é muito difícil porque sempre a condição humana se sobrepõe à espiritual. Ao longo de toda história sempre houve intolerância e perseguições. Não se aprende com o sofrimento porquanto a vítima de ontem se torna o carrasco de hoje e assim sucessivamente num ciclo vingativo no qual raízes profundas são difíceis de arrancar. Promover o diálogo num debate despido de preconceitos é o único caminho para a paz.

REFERÊNCIAS:
(1) CARVALHO, Olavo de. Sapientiam Autem Non Vincit Malitia. O maior dos genocídios. Disponível em: http://www.olavodecarvalho.org/semana/omaior.htm .
(2) PARA ESSES DIAS. INPR. Texto em inglês: A Short Review of a Troubled History, by Fritz B. Voll See also: Paul E. Grosser and Edwin G. Halperin, Anti-Semitism: The Causes and Effects of a Prejudice. Secaucus, NJ: Citadel Press, 1979 (1976) / Don Mills, Ontario: George J. McLeod Ltd. and bibliography. Disponível em português em: http://paraessesdias.wordpress.com/2010/06/24/a-igreja-catlica-e-a-perseguio-aos-judeus-durante-a-histria/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Persegui%C3%A7%C3%B5es_religiosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário