quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Divulgado IGC/MEC 2010: UFLA é a 1ª de Minas e a 2ª do país

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi considerada a melhor universidade federal do país pelo Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A UFLA foi classificada como a primeira de Minas e a segunda do Brasil.

A avaliação é baseada na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ao todo foram avaliadas 2177 instituições de ensino, públicas e privadas.
De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, o índice geral da graduação da UFLA teve um desempenho 17% superior quando comparado ao IGC/MEC 2009. Ele ressalta que esse salto na qualidade é decorrente de uma série de fatores, em especial, a qualificação docente, a integração entre ensino e pesquisa e o forte investimento em infraestrutura.
O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. O índice de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes.
Entre as Universidades aparecem, pela ordem, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), seguida das universidades federais de Lavras (UFLA), Rio Grande do Sul (UFRGS), São Paulo (Unifesp), Minas Gerais (UFMG), Viçosa (UFV), Rio de Janeiro (UFRJ), Triângulo Mineiro (UFTM) e Itajubá (Unifei). Todas elas tiveram a faixa 5, considerada a máxima pela avaliação do MEC
http://www.ufla.br/ascom/index.php/2011/11/divulgado-igcmec-2010-ufla-e-1-de-minas-e-2-do-pais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário