domingo, 19 de junho de 2011

A Caixa de Pandora

Mito
Você conhece o mito da caixa de Pandora? Trata-de de uma história da mitologia grega que retrata a origem dos males da humanidade. Zeus tencionava vingar-se de Prometeu, que deu aos homens o poder de controle sobre o fogo, então Zeus criou uma Mulher Linda, cheia de atributos para conquistar Epimeteu que era irmão do Prometeu, este por sua vez havia recusado a bela Pandora com medo da ira de Zeus.

Mitologia
Epimeteu ao desposar Pandora, recebe uma caixa envolvida em Mistério com a recomendação de que jamais fosse aberta e mesmo sem saber que dentro da mesma haviam muitas mazelas da humanidade, Epimeteu a guardou com extremo cuidado, mantendo duas gralhas como guardiãs. Esses Bichos Incríveis são muito barulhentos. Pandora se sentia incomodada com a presença das gralhas e convenceu seu esposo a se livrar delas, então o Casal Apaixonado se entrega a uma noite de amor, Epimeteu adormece profundamente e Pandora aproveita a ocasião para abrir a caixa libertando sentimentos ruins e doenças que atormentariam a humanidade a partir daquele momento. Assustada Pandora fecha a caixa e lá dentro permanece apenas um dom positivo, a esperança.
Mensagem
O mito da caixa de Pandora nos remete aos diversos anseios do ser humano, angústias, medos, sonhos, necessidades, saúde, sensações, sentimentos contraditórios, etc., além disso faz associações a imagem da mulher como sendo a grande responsável por todas as mazelas da humanidade através de sua sensualidade e dissimulação, atributos que eram a Marca Pessoal de Pandora. Mas deixando de lado a idéia de que as mulheres sejam as grandes vilãs, devemos pensar neste mito como sendo uma forma de refletir sobre nossas dores da alma. A mensagem deixada por esta história nos leva a pensar no que cada um de nós trás em seu íntimo, nossa caixa de Pandora é uma caixinha de surpresas, quais os males, dores e mágoas que te afligem? Talvez este seja o melhor momento para nos livrarmos de todas essas dores, sentimentos ruins, mágoas do passado e buscar no fundo da nossa caixa de Pandora a esperança, que sempre está a disposição de quem sai Em Busca da Felicidade.
Faça planos
Mesmo os mais céticos acabam se deixando contagiar de alguma forma pelo clima que toma conta de todos em Festas e Eventos de final de ano, especialmente no réveillon que é o marco de encerramento de ciclos e começo de novas etapas em nossas vidas. Então cada pessoa tem sua maneira particular de lidar com este período, mas a dica é que deixemos nossa caixa de Pandora aberta, limpa, apta a novas experiências renovadas pela esperança que deixamos carinhosamente guardada no fundo da caixa, faça novos planos, viaje para lugares nunca antes visitados, trace metas, vá de encontro a sua felicidade buscando em cada dia momentos incríveis de diversão e lazer.
http://www.culturamix.com/cultura/curiosidades/caixa-de-pandora

Nenhum comentário:

Postar um comentário