domingo, 9 de janeiro de 2011

Notícias Importantes

UDR vê risco de confronto em invasões do MST

Movimento inicia neste mês jornada de ocupações conhecida como 'janeiro quente' para pressionar por reforma agrária
José Maria Tomazela, especial para o Estado de S. Paulo
SOROCABA - O presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antonio Nabhan Garcia, alertou neste domingo para o risco de enfrentamento entre sem-terra e fazendeiros durante a jornada de ocupações conhecida como "janeiro quente" do Movimento dos Sem-Terra (MST).
Na semana passada, militantes invadiram três fazendas e dois prédios públicos no interior de São Paulo. A mobilização para pressionar o governo a acelerar a reforma agrária vai continuar até meados do mês, conforme anunciou o movimento. De acordo com Garcia, muitos fazendeiros que já sofreram invasões estão dispostos a impedir uma nova ocupação. "O proprietário pode exercer o direito legítimo de defesa da propriedade, mas nosso receio é de que possa acontecer alguma fatalidade."
Para o ruralista, como as invasões são anunciadas com antecedência, o governo tem o dever de agir para evitar que aconteçam. "As lideranças desses movimentos são conhecidas", disse. Ele criticou a decisão da nova secretária estadual de Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloísa de Souza Arruda, de convidar as lideranças dos movimentos para uma reunião, na próxima terça-feira. "É inaceitável que o governo chame para o diálogo quem está fora da lei." Segundo ele, o Estado contribui para o conflito no campo ao reivindicar terras supostamente devolutas, como as do Pontal do Paranapanema.
No ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou ação movida pelo Estado e declarou devolutos 92,6 mil hectares no Pontal. As terras se tornaram alvo do MST. "Os produtores trabalham nessas terras há mais de 100 anos, mas o governo se apega a um problema ocorrido nos tempos do império para alegar que são áreas públicas", reclama Garcia. A secretária da Justiça não foi localizada, mas a reportagem apurou que ela também se reunirá com representantes dos ruralistas, na próxima quinta-feira.
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,udr-ve-risco-de-confronto-em-invasoes-do-mst,663964,0.htm

Embrapa fica onde está para não piorar conflito entre PMDB e PT
por João Bosco Rabello

Coube a Michel Temer o papel de articular junto à presidente Dilma Rousseff e ao chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, o adiamento das nomeações para os cargos de segundo escalão para o fim do mês.
O objetivo é ganhar tempo a fim de aprofundar o diálogo e serenar os ânimos mais exaltados.
Uma das propostas que deixou peemedebistas de cabelos em pé, mas que não se concretizará, partiu do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que cogitou trazer para sua pasta a Embrapa.
A estatal, que é vinculada ao Ministério da Agricultura, sob controle do PMDB, tem orçamento milionário. Até o final do ano, o PAC da Embrapa, lançado em 2008, terá arrecadado cerca de R$ 600 milhões.
Fora de hora, a idéia, se consumada, seria a gota d’água na crise entre os dois partidos principais da aliança. Por isso, não durou 24 horas e sua autoria já é negada.
Agora, é tratá-la como algo que nunca existiu. Mais uma invenção da mídia.
http://blogs.estadao.com.br/joao-bosco/embrapa-fica-onde-esta-para-nao-piorar-conflito-entre-pmdb-e-pt/


Comento:
A Agropecuária, responsável por manter a balança comercial positiva, tem sido constantemente alvo de problemas e dificuldades. O MST, não bastasse ser mantido pelo governo Lula e agora pelo Dilma, avisa que vai pressionar -o que significa mais invasões e prejuízos para os agricultores- com o pretexto de acelerar a reforma agrária e o governo estadual de São Paulo chama para diálogo?
Não tem limites a impunidade no Brasil.
E o consolo??? Pensar que a EMBRAPA poderia ter ido parar na "administração" ministerial de Aloizio Mercadante e por interesses políticos não irá! Realmente estamos bem servidos!
Quando será que seremos reconhecidos pelo nosso trabalho?
Quando os ambientalistas verão que sem comida não haverá vida no planeta?
Se pudesse mandaria todos "plantar batatas" mas, como? Todos acham que a comida já vem pronta e é só comprar no supermercado!
Só Deus e quem tem o dom de plantar e colher pode realizar o milagre de produzir alimentos.
Só quem vive da terra e depende dela pode saber como é difícil ser agricultor no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário