segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Quem se importa?

Zero Hora

Irineu Guarnier Filho
Em um país que tem sua economia puxada ou empurrada pela agropecuária, é curiosa a indiferença da sociedade com o setor. Pouca gente se interessa realmente em saber de onde vêm e como são produzidos os alimentos das refeições, as fibras das roupas, o couro dos calçados, o papel deste jornal, as bebidas das baladas, os biocombustíveis.
Para quem vive nas grandes cidades, é quase como se tudo isso existisse desde sempre, como se brotasse magicamente nas prateleiras do comércio, independentemente do trabalho duro dos agricultores no campo.
O Congresso Nacional, que representa a sociedade na vida política do país, age mais ou menos da mesma forma. A prioridade é sempre para os temas urbanos ou de seu próprio interesse. Depois, se sobrar tempo, votam-se as questões cruciais para o campo. Um exemplo? O projeto que altera o Código Florestal.
A despeito do trabalho incansável de parlamentares como Luis Carlos Heinze e Aldo Rebelo para vê-lo votado ainda este ano, ficou para a próxima legislatura. Até lá, 90% dos produtores rurais continuarão na ilegalidade. Mas quem se importa?
EMAIL: noticiasdodia@cna.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário