quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Grãos: aumento dramático até 2050

Os preços mundiais dos grãos podem duplicar até 2050 e tanto o crescimento da população como as mudanças climáticas vão colocar muita pressão sobre os recursos. As conclusões fizeram parte de um relatório publicado no início de dezembro de 2010 pelo Instituto Internacional de Pesquisas sobre Segurança Alimentar (IFPRI, na sigla em inglês). Os preços do milho podem subir 100,7%, enquanto o arroz pode aumentar 31,2%. Embora os preços globais de alimentos tenham caído no século passado, o relatório indica que a tendência deve mudar. A crescente demanda é impulsionada pelo crescimento populacional e de renda, e está acima do crescimento da produtividade, que é dificultada pelos efeitos das mudanças climáticas, reforço o estudo.
O relatório argumenta que o aumento do investimento na agricultura, em pelo menos US $ 7 bilhões, e o reforços nos fluxos de comércio mundial serão vitais para garantir a segurança alimentar no futuro. Com base em estimativas de que a produção de milho pode aumentar em 2% ao ano até 2050 nos países que mais produzem, o IFPRI alega que os aumentos de preços podem ser limitados a 12%, ao invés de mais de 100%, e isto ajudaria a diminuir o número de crianças desnutridas no mundo em 3,2%.
Com o mesmo cenário no trigo, 2,2% crianças dos países em desenvolvimento sairiam da condições de desnutridas, no mesmo período.
Apesar dos dramáticos efeitos das mudança climáticas, um reforço dos fluxos de comércio mundial também seriam importantes para mitigar as perdas de produtividade em algumas partes do mundo. Assim, as regiões do mundo com menos efeitos negativos supririam aquelas com efeitos mais negativos.
http://www.suinoculturaindustrial.com.br/PortalGessulli/WebSite/Noticias/graos-aumento-dramatico-ate-2050,20101208134634_F_719,20081118093812_F_643.aspx
Comento:
Se o Brasil, no âmbito de seus governantes, população em geral e principalmente essas ONG's ambientalistas que na verdade não sabem nada porque quem cuida do meio ambiente são os agricultores não mudarem de atitude e começarem a apoiar a produção agropecuária o mundo vai passar muita fome. Basta ver os números. Não adianta ficaram falando de árvores se todos morrermos de fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário