quarta-feira, 20 de julho de 2011

Agroclima passa a ter acesso gratuito

O Estado de S. Paulo

Tânia Rabello
No site produtor pode se informar sobre condições de umidade do solo e previsão climática para as principais regiões

Os agricultores podem ficar apreensivos no fim de setembro, à espera das primeiras chuvas para iniciar o plantio da safra 2011/2012. As águas podem não rolar no exato momento em que deveriam, mas tudo não vai passar de um susto e a semeadura ainda poderá ser feita dentro do prazo, pois as precipitações logo interromperão o veranico típico do Centro-Oeste, a maior região produtora de grãos do País.
Este é o cenário climático esperado para a região entre o fim de setembro e começo de outubro, segundo a Climatempo, que acaba de abrir o seu portal agrometeorológico, o Agroclima, para consulta gratuita. Basta o interessado se cadastrar no site (www.agroclima.com.br) para ter acesso a informações climáticas bastante úteis sobre as principais commodities agrícolas: soja, milho, trigo, feijão, arroz, algodão, cana, laranja e café. "O Agroclima existe desde 2001, mas era um site exclusivo para assinantes", diz o presidente da Climatempo, Carlos Magno do Nascimento, acrescentando que com a entrada de alguns patrocinadores do agronegócio, o Agroclima passou a ser gratuito.
Assim, o produtor rural terá condições de verificar a previsão do clima com antecedência de 15 dias para os principais municípios do País. "Temos 500 estações meteorológicas em todo o País", diz Nascimento, que destaca que outro ponto importante no Agroclima é a possibilidade maior de interação entre os produtores e a equipe. "Se, por exemplo, o agricultor solicitar algum balanço climático específico para a sua região e começarmos a perceber que esta demanda está aumentando, poderemos passar a prestar gratuitamente este serviço."
O novo Agroclima foi lançado agora, justifica Nascimento, porque no inverno a agricultura corre maior risco de passar por turbulências climáticas. "Tivemos, por exemplo, duas importantes geadas no Paraná, que prejudicaram bastante a safrinha de milho", diz. Há cerca de 15 dias o Agroclima foi franqueado aos interessados e, neste período, de 500 assinantes, o cadastro já ultrapassou 5 mil.
Entre os principais serviços prestados pelo site estão a previsão do clima para regiões produtoras das commodities acima citadas; boletins com informações sobre os próximos 30 dias para todas as culturas; prognósticos de chuva acima ou abaixo da média, períodos de frio, calor, estiagem e outras situações climáticas que interferem diretamente no plantio; informações sobre chuva em todo o País para os próximos cinco dias e comentários sobre as situações climáticas e a chuva ocorrida na última semana, além de previsões precisas e conteúdos que auxiliam o agricultor em seu planejamento e tomada de decisão, medição do nível de umidade do solo, além de mapas, vídeos e reportagens sobre o setor.
SITES CLIMÁTICOS
Agritempo
http://www.agritempo.gov.br/
Infoseca
http://www.infoseca.sp.gov.br/
Inpe
http://www.cptec.inpe.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário