quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Acordo de livre comércio sai em 2011

A União Europeia está confiante que conseguirá fechar um acordo de livre comércio com o Mercosul até meados de 2011. "Esperamos fechar um acordo dentro de um prazo razoável, até meados do próximo ano", afirmou na tarde desta terça-feira (14), o Comissário para Comércio da UE, Karel de Gucht. As declarações do novo comissário foram dadas após encontros, em Brasília, com os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.
Gucht reconhece que ainda existem dificuldades consideráveis entre os 2 blocos econômicos para se chegar a uma proposta definitiva de livre comércio. Agricultura e propriedade intelectual são alguns dos temas que emperram as conversas entre os 2 lados. Ainda assim, o comissário mostrou-se confiante na possibilidade das negociações caminharem, a partir de agora, para um desfecho mais concreto. "O clima geral mudou e o que vejo é uma abertura para as discussões", afirmou Gucht.
As negociações entre Mercosul e União Europeia ficaram suspensas por 5 anos e só foram retomadas em maio. Uma primeira rodada de negociações foi feita em julho e, entre os dias 11 e 15 de outubro, um novo encontro ocorrerá em Bruxelas. No entender de Gucht, os 2 blocos têm condições de apresentar suas ofertas até o fim do ano. Com isso, os negociadores teriam a primeira metade de 2011 para aparar arestas e fazer o desenho final do acordo. O fracasso das negociações da Rodada Doha, que sucumbiu em julho de 2008, é um dos elementos que sustentam o otimismo de Gucht em relação à possibilidade de União Europeia e Mercosul conseguirem fechar um acordo de livre comércio.

Na avaliação do comissário, a importância dada à Doha em 2004 foi um dos fatores que contribuíram para que as negociações entre os 2 blocos fossem suspensas naquele ano. Além disso, a situação econômica mundial também sofreu bruscas alterações ao longo do período, o que contribui para que um acordo seja fechado agora. Além da rápida visita aos ministros, Gucht se encontrou com empresários em São Paulo. Depois o comissário seguiu para a Argentina.
Renato Andrade
A Gazeta
http://si.knowtec.com/scripts-si/MostraNoticia?&idnoticia=7095&idcontato=8897966&origem=fiqueatento&nomeCliente=CNA_REGIONAL&data=2010-09-15 

Nenhum comentário:

Postar um comentário