quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O novo Código Florestal

As boas práticas agronômicas permitem compatibilizar aumento de produção, sobretudo de alimentos, com preservação ambiental.
A preservação dos recursos naturais, o respeito pelo ambiente, a defesa da biodiversidade estão entre os valores consagrados pela sociedade moderna. Sua importância está incorporada ao pensamento e à cultura contemporânea e ninguém ousaria defender a destruição da natureza ou a utilização dos recursos naturais até seu exaurimento. Também não se pode tolerar mais a existência da violência social que submete enormes contingentes humanos, em especial a população mais pobre, à fome, à doença e à degradação.
De todas as necessidades humanas, a primeira, sem a qual não se chegaria a qualquer outra, porque é pressuposto para que tudo o mais possa ser perseguido e obtido, é a alimentação. Comida é vida, é sobrevivência, é combustível para existir. Comida precisa ser produzida, sobretudo pela agricultura, já que não nasce em prateleiras dos supermercados.
Por Wagner Rossi
Comento:
Sobretudo pela Agricultura?
Não conheço outro meio natural de se produzir alimentos.
O Brasil tem um tesouro do qual nem todos se dão conta. Produzimos a comida barata e de qualidade do mundo.
O agricultor brasileiro sofre todo tipo de intempérie. Já não bastasse as da natureza! Seja seca ou chuva demais, pragas e ameaças de invasão e perda de titularidade da propriedade...
Pagamos tributos sobre tributos.
Calcule: Em 01 litro de leite paga-se imposto sobre a ração da vaca, da luz elétrica, do diesel do transporte, da embalagem, do intermediário, do supermercado até chegar ao consumidor final.
E assim é feito com arroz, feijão, óleo de soja, verduras, frutas, legumes...
Somos privilegiados pelos nossos agricultores e abençoados por Deus que nos permite continuar sobrevivendo apesar da política agrícola do nosso país.
Gostaria que as pessoas buscassem mais informações de seus candidatos sobre quais são seus planos para a agricultura.
Sejamos mais diligentes com o assunto do qual é interesse de todos: PRODUÇÃO DE ALIMENTOS!

Um comentário:

  1. Eu próprio sou um urbanóide, mas tenho um mínimo de auto crítica e discernimento.

    Normalmente sou muito gentil, mas tem hora que não aguento.

    Acho muita hipocrisia que urbanóides, os reais causadores da devastação com seu consumismo irresponsável, venham falar sobre as "boas práticas no setor rural" enquanto nem mesmo tratam seus dejetos que são lançados nos rios literalmente matando estes rios e toda a sua biodiversidade. Ainda mais, não tratam nem reciclam seu lixo, contaminando o solo e lencois freáticos com seus lixões.

    Primeiro tratem seus dejetos, reciclem seus lixos e depois venham falar sobre boas práticas agrícolas.

    ResponderExcluir