segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CONAB é só mais uma propaganda enganosa do Governo Lula

O Brasil vai doar US$ 300 milhões em alimentos neste final de ano para países pobres, principalmente Sudão, Somália, Níger e nações africanas de língua portuguesa, como parte de investida para angariar prestígio político internacional.

Esses alimentos são excedentes dos estoques da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), órgão do Ministério da Agricultura, e estão assim divididos: 300 mil toneladas de milho, 100 mil de feijão, 50 mil de arroz e 10 mil de leite em pó.
O total de 460 mil toneladas é mais do que dez vezes superior ao distribuído aos países pobres no ano passado: 45.528 toneladas.
Foram 8,4 toneladas para a faixa de Gaza, 14 para El Salvador, 10,3 mil para Honduras, 15,4 mil para o Haiti e a maior fatia, de 19,8 mil, para Cuba, que recebeu 43,5% do total enviado ao exterior e mais do que a distribuição emergencial para regiões pobres do próprio Brasil atingidas por calamidades.
Segundo informações oficiais da Conab, foram 16.742 toneladas de ajuda emergencial distribuídas internamente, ou seja, 3.000 a menos que o total enviado a Cuba, presidida pelos irmãos Raúl e Fidel Castro. Mas as famílias brasileiras receberam 32,6 mil toneladas de alimentos, quando computadas as distribuições não emergenciais.
A Conab atua como executora dos programas de estoques do Ministério da Agricultura. Um dos seus mecanismos é o PGPM (Programa de Garantia do Preço Mínimo), para comprar excesso de produção e assim garantir o equilíbrio de preços e evitar que o produtor seja prejudicado com oscilações em período de alta oferta.
Além da estocagem dos produtos essenciais, como o milho, o arroz e a soja, por exemplo, os armazéns da Conab ainda estocam uma lista de mais ou menos 30 produtos, entre eles a castanha.
Em 2008, foram doadas 1.600 toneladas do excedente, a título de ajuda humanitária, a Bolívia, Cuba, Haiti, Jamaica, Moçambique, Paraguai e Zâmbia. Em 2007, foram enviadas 26 toneladas para a Bolívia, 46 para o Peru, 10,1 para a Jamaica. E, em 2006, 14 toneladas para a Bolívia e 17,3 para o Equador.
Folha de S. Paulo

Eliane Cantanhêde e Mário Sérgio Lima

Comento:
Quem lê esta matéria publicada na Folha de São de Paulo pode até de acreditar e pensar: "como este governo Lula é bom... além de garantir preço aos agricultores alimenta o povo e ainda sobra para doar para países pobres..."  BOM UMA OVA!!!
Tudo o que fazem é propaganda enganosa. E posso provar!
Hoje mesmo fui à CONAB e tentei mais uma vez fazer cadastro para vender meus produtos aqui do sítio. Na era da informação, onde tudo é mecanizado e informatizado me disseram que levará no mínimo OITO meses para meu cadastro ser efetivado, porque teria que ir para Belo Horizonte e que demora mesmo. Mas tudo bem esperar pois não estão comprando mesmo, a CONAB NÃO TEM DINHEIRO, não foi repassado do Ministério da Agricultura.
O Governo usa o nosso dinheiro e gasta milhões em propaganda e marketing dizendo que foram liberados tantos milhões para agricultura  familiar... É tudo mentira. Sou agricultora e sei como é difícil conseguir um mísero financiamento que, se chega, chega atrasado, atrapalhando todo o cronograma de plantio e colheita...
É realmente lamentável que a imprensa tenha sido tão corrompida à ponto de omitirem todas as verdadeiras falcatruas e promovam de forma tão descarada a candidata do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário