segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O sinal amarelo está aceso

Jornal do Comércio

Danilo Ucha

A indústria e a agricultura esperam diminuição de atividades e negócios

Diante de um cenário turbulento na economia mundial e de prognósticos diferenciados, conforme os segmentos, no setor interno – a indústria e a agricultura esperam diminuição de atividades e negócios e o comércio garante que vai vender mais, conforme as análises de fim de ano da Fiergs, Farsul e Fecomércio – a melhor definição para o início de 2012 é de que será um primeiro semestre complicado.
A curva da economia será descendente nos primeiros seis meses do ano, para iniciar uma recuperação na segunda metade, de acordo com o economista Marcelo Portugal. Fatores como aumento de renda, estabilidade profissional e acesso ao crédito somado à redução de preços, devido a incentivos fiscais, e as tradicionais liquidações e queimas de estoque deverão aumentar as vendas no varejo, para satisfação do comércio em geral, mas o presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, alertou: “Olhando os Estados Unidos e a Europa, com reflexos no Brasil, o sinal amarelo foi aceso!”.
A indústria será prejudicada pela queda nas exportações e aumento nas importações e a agricultura pela diminuição dos preços das commodities e, também, pela estiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário