sábado, 6 de outubro de 2012

FORÇA NA SUBIDA - SHEMINI ATSÉRET E SIMCHÁ TORÁ 5773

O Rav Elazar Man Shach zt"l, que foi o Rosh Yeshivá de Ponovitch e um dos maiores sábios da geração passada, tragicamente perdeu sua filha mais velha, Miriam Raizel, que faleceu de pneumonia com a tenra idade de 14 anos. Pouco tempo após esta irreparável perda, o Rav Shach foi visitar o Rav Chaim Ozer Grodzinski e, como consolo, o Rav Chaim citou um versículo de Tehilim: "Se não fosse a Sua Torá para mim um deleite, eu teria morrido em minhas aflições" (Salmos 119:92). Então o Rav Chaim falou para o Rav Shach: "Sem a Torá, minha vida não teria nenhum sentido" (o próprio Rav Chaim perdeu sua única filha com a idade de 20 anos). E durante muito tempo, todas as vezes em que o Rav Chaim encontrava o Rav Shach, ele repetia o mesmo versículo de Tehilim.

Mas foi só muitos anos mais tarde que o Rav Shach entendeu com profundidade as palavras do Rav Chaim. Ele as explicou com a analogia de dois prisioneiros na cadeia, completamente humilhados, ambos com as cabeças raspadas e usando uniformes da penitenciária. Mas apesar de sua aparência idêntica, havia uma enorme diferença entre eles. Um constantemente sorria e dizia palavras amigáveis, enquanto o outro estava sempre sombrio e silencioso. A diferença entre os dois é que um deles sabia que sua pena era temporária, e logo ele seria solto e poderia voltar para casa, enquanto o outro havia recebido uma condenação de prisão perpétua e não tinha mais nenhuma esperança para sua vida.

O Rav Shach entendeu que o Rav Chaim estava ensinando-lhe que duas pessoas podem passar pela mesma situação trágica e mesmo assim reagir de maneira completamente diferente. Uma pessoa pode entender que as dificuldades são passageiras, e encontram consolo na Torá; enquanto outra pessoa pode entender que os sofrimentos não terão fim. Uma pessoa que não conhece a Torá e nunca experimentou o prazer de estudá-la, quando passa por uma tragédia pessoal, não tem no que se segurar, não encontra nenhum consolo e dificilmente se recuperará. Mas ao contrário, aquele que está conectado com o estudo da Torá pode continuar a crescer em seus estudos e sua conexão com D'us, conseguindo manter sua sanidade mesmo após passar por dores e sofrimentos terríveis.

Portanto, a alegria encontrada no estudo da Torá é uma ferramenta que pode trazer efeitos benéficos vitais, que dá força para a pessoa vencer grandes dificuldades e sofrimentos de cabeça erguida.


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Nesta semana o Shabat coincide com um dos últimos dias da festa de Sucót. E no Domingo de noite (07 de outubro) comemoramos a festa de Shemini Atséret. Apesar de ela vir imediatamente após Sucót, Shmini Atséret é uma festa independente e traz uma mensagem muito profunda e especial para o povo judeu. E justamente em Shemini Atséret nossos sábios fixaram a Festa de Simchá Torá, o dia em que completamos o ciclo anual de leitura da Torá. Em Israel, onde há apenas um dia de Yom Tov, Shemini Atséret e Simchá Torá são comemorados no mesmo dia. Fora de Israel, onde há dois dias de Yom Tov, Simchá Torá é comemorada apenas no segundo dia. Em Simchá Torá todos os Sifrei Torá (Rolos de Torá) de cada sinagoga são retirados do Aron Hakodesh (Arca Sagrada) e, tanto de noite quanto de manhã, cantamos e dançamos com alegria, carregando a nossa querida Torá nos braços.

As Festas de Shmini Atseret e Simchá Torá despertam alguns questionamentos. De todos os Chaguim (Festas judaicas) que temos durante o ano, por que nossos sábios escolheram justamente Shmini Atséret para fixar o fim do ciclo de leitura da Torá? Além disso, se todo o propósito de Simchá Torá é mostrar o nosso amor pela Torá, por que apenas dançamos com a Torá, e não passamos a noite inteira estudando-a, como fazemos em Shavuót? E finalmente, a tradução literal do nome da Festa de Shmini Atséret é "O Oitavo, o dia da parada". Por que este nome? Pois nos sete dias de Sucót nós oferecíamos 70 Korbanót (sacrifícios) no Beit Hamikdash (Templo Sagrado), um para cada um dos 70 povos do mundo. Mas em Shmini Atséret era oferecido um único Korban, em nome do povo judeu. Com o que isto se compara? A um rei que oferece vários dias de festa para todos os seus súditos. Mas quando os dias de festa acabam, o rei convida seus amigos mais próximos para uma pequena festa íntima adicional. Shmini Atséret é um dia adicional, dedicado totalmente ao relacionamento entre o povo judeu e D'us, como se Ele estivesse nos dizendo: "A partida de vocês é muito dolorosa para Mim, fiquem mais um dia". Mas se D'us criou Shmini Atséret como um dia adicional por ser difícil para Ele se separar de nós, como mais um dia de festa alivia a dor da despedida? Não seria apenas um adiamento da inevitável tristeza?

Para responder estas perguntas, precisamos antes entender a profundidade espiritual que está por trás da Festa de Shmini Atséret. Explica o Rav Chaim Fridlander que a Festa de Sucót ocorre em uma época naturalmente alegre, pois coincide com o momento em que os frutos dos campos, pomares e vinhedos eram colhidos e trazidos para dentro de casa. Para canalizar esta alegria material para o espiritual, D'us nos comandou algumas Mitzvót, como habitar por 7 dias em uma Sucá (cabana) e segurar os Arba Minim (4 espécies). Quando nos ocupamos com atos materiais dedicados a D'us, conseguimos direcionar nossa alegria física para algo espiritual.

Porém, quando chega Shmini Atséret, percebemos algo interessante: não temos mais as Mitzvót de Sucá e Arba Minim. Por que? Explica o Sefer HaChinuch (Mitzvá 324) que em Shmini Atséret não precisamos destas "ferramentas" para nos aproximar de D'us, pois a conexão é intrínseca. Depois dos dias sagrados de Rosh Hashaná e Yom Kipur, e dos sete dias festivos de Sucót, a pessoa adquiriu a capacidade de se aproximar tanto de D'us que não é mais necessário nenhuma ferramenta externa para desenvolver esta conexão. Por isso não é necessária mais nenhuma Mitzvá adicional em Shmini Atséret.

Explica o Rav Chaim Fridlander que este dia adicional, sem a necessidades de ferramentas externas que nos conectem a D'us, nos ensina que na verdade não ocorre nenhuma separação entre D'us e nós. Passando um dia adicional com o povo judeu, D'us nos ensina que não precisamos das Mitzvót da Sucá e dos Arba Minim de uma maneira permanente para que possamos manter um relacionamento com Ele, pois D'us está constantemente envolvido com nossas vidas e quer a nossa proximidade.

Mas há uma ferramenta que sim é necessária para manter nossa conexão constante com D'us: a Torá. Sem a Torá é impossível construir um relacionamento com D'us, pois a Torá é o meio de comunicação Dele conosco. Sem a Torá não saberíamos o que D'us quer de nós, nem como Ele enxerga o mundo. Nossos sábios fixaram o fim do ciclo anual de leitura da Torá em Shmini Atséret justamente por Shmini Atséret nos ensinar que não há uma separação de D'us, nós podemos estar constantemente conectados com Ele através do estudo da Torá. E por isso nós demonstramos toda a nossa alegria com a Torá neste dia, para nos lembrar que, enquanto nós estivermos estudando a Torá, conseguiremos manter nossas conexão com D'us mesmo nos momentos mais difíceis. O estudo da Torá é o combustível que nos impulsiona mesmo nas subidas mais íngremes da vida.

Mas então por que, ao invés de cantar e dançar, não passamos o dia estudando a Torá? Pois nossos sábios estão nos ensinando uma preciosa lição sobre o nosso relacionamento com a Torá. É verdade que é essencial que cada pessoa dedique o máximo de tempo possível para o estudo da Torá. Porém, também é essencial desenvolver uma alegria no estudo da Torá. Uma pessoa que estuda mas não sente gosto pelo seu estudo está muito mais propícia a se desconectar da espiritualidade e se conectar com os prazeres materiais imediatos. Além disso, aquele que ama o que estuda consegue estudar e praticar o que estudou de maneira mais eficiente e produtiva.

A alegria que demonstramos pela Torá no dia de Simchá Torá deve ser uma alegria intensa. Ela deve deixar uma marca para todo o ano, deve criar a vontade de estudar e conhecer cada vez mais a sabedoria de D'us contida dentro do nosso "Manual de Instruções" chamado Torá. A Torá, um presente de D'us, tem a capacidade de nos alegrar nos momentos bons da vida e serve de porto seguro nos momentos de tempestade e turbulência, para nos ajudar a viver a vida de uma maneira mais harmônica e a superar todas as nossas dificuldades.

SHABAT SHALOM e CHAG SAMEACH

R' Efraim Birbojm
http://ravefraim.blogspot.com.br/

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